quarta-feira, 28 de março de 2012

• Voluntariado

Tenho feito um interregno nos posts do âmbito da BTL 2012 - Feira Internacional de Turismo. Irei retomar esporadicamente essa temática, mas por agora é urgente reflectir sobre um sentido a dar à minha existência, um pouco errante.

Estou a encarar o Voluntariado como a via mais provável para encontrar esse sentido, um pouco perdido hoje em dia. 

Julgo que para o mercado de trabalho e para esta nossa sociedade imbuída da caquética civilização ocidental já dei o que tinha a dar. Quero ir para um qualquer lugar remoto onde esta ainda não tenha feito grande mossa. E tornar-me útil lá com o que sei fazer melhor. E reaprender a viver.

Para além de ter aderido à iniciativa My Social Project, sendo esta a nível nacional, como já referi no post anterior, inscrevi-me entretanto no The United Nations Volunteers (UNV) programme. Onde me foi atribuido esta referência. UNV Roster Number: 542772.

Agora é mister mexer-me um pouco mais. Já contactei de forma autónoma os governos de Timor Leste e de São Tomé e Príncipe, através dos contactos exibidos nos respectivos websites.

Também o fiz com algumas ONG's. A lusitana EpDAH - Engenharia para o Desenvolvimento e Assistência Humanitária, cá da terra. E a tupiniquim de além-mar Engenheiros Sem Fronteiras Brasil

E ainda, vede só… a Câmara Municipal do Corvo. Aquela minúscula ilha dos Açores. Aquela pequena comunidade de cerca de 400 almas, praticamente toda concentrada numa vila no canto sul da ilha, com o seu aeroporto de brinquedo. O lugar habitado do território nacional mais apartado desta desgraçada capital Lisboa.

É por estas paragens longínquas que eu espero reconhecer a minha tribo. E adicionar como amigos entidades menos virtuais que no feicebuque. E ser abraçado por eles, como um filho pródigo.

2 comentários:

edite disse...

Vai firme meu amigo...e qdo passares ou "pousares" aqui...venha receber o seu abraço esperado!...bjo

Giuseppe Pietrini disse...

É uma fuga para a frente, Edite. Mas não vejo outras saídas mais válidas.
Beijim! ;-)
Giusepito