terça-feira, 13 de março de 2012

• BTL 2012 - Pampilhosa da Serra

Talvez esteja com os meus recentes posts sobre a BTL 2012 a centrar-me demasiado - justamente - na região centro de Portugal… Mas que culpa tenho eu de ter sido esta região que me cativou mais?…

Posso gabar-me de conhecer tudo ou quase tudo, razoavelmente, do nosso Portugalito. Continente e ilhas incluídas. Das cidades só me lembro de ainda não ter pisado em… Pinhel. E se calhar nunca o farei. A não ser que a edilidade local, lendo este desabafo, me convide para lá pernoitar.

E depois deste preâmbulo, focando-nos no assunto deste post, a vila da Pampilhosa da Serra, tenho a dizer que… pensei um dia, há vinte anos atrás, que já lá tinha posto os penantes duas vezes: a primeira e a última, numa única data de calendário.

Muro da barragem
de Santa Luzia
A barragem de Santa Luzia, no rio Unhais, vale a pena o desvio. Sobretudo subir o rio até à parte jusante do muro da barragem. Aquilo fica numa garganta bem estreitinha e quando miramos o topo do muro, a coisa esmaga-nos. Parece alto p'ra caramba! E a imaginação foge-nos logo para pensar se o muro um dia rebenta, connosco lá em baixo, em frente deste. Uiii!!!…

Mas a vila… há duas dezenas de anos era uma pasmaceira dos demónios. Ou assim me pareceu. É que lembro que me assaltou um súbito pensamento, nessa altura. Este: "Do que é que as pessoas vivem aqui neste marasmo tão grande?".

Tive uma primeira impressão errada, concerteza. Ou então as coisas mudaram bué. Porque agora até sonho em ir habitar neste concelho!

Praia fluvial do Pessegueiro
Cada vez prefiro mais as praias fluviais às de mar aberto, a norte do rio Tejo. E nesta região temos algumas que não me parecem nada más! Dornelas do Zêzere, Janeiro de Baixo, Pessegueiro, Malhada do Rei, para além da da própria vila-sede de concelho.

Depois há as actividades de lazer ao ar livre, promovidas por duas empresas, a Grau 5 e a Go-outdoor. Escalada, voo em balão de ar quente, descida de rápidos no Zêzere,  BTT, tiro com arco, tennis, paintball, cursos de fotografia da natureza, etc…

Cartaz do evento de canoagem nocturna
Mas queria destacar sobretudo isto: canoagem nocturna, durante a lua cheia, no lago artificial da albufeira barragem de Santa Luzia! Remar no meio dum grupo de canoas e kayaks, enquanto nessa comunhão nos deslumbramos com um céu cheio de estrelas por cima das nossas cabeças!...

A malta não se deve aborrecer hoje em dia lá na Pampilhosa da Serra, pelos vistos! E depois de curtir a noite nos clubes e bares da vila, retornar a uma casinha de pedra numa aldeia de xisto para descansar bucolicamente… Se tudo o que a promoção turística desta vila vem prometendo se chegar a cumprir, aquilo deve ser um pequeno paraíso perdido, ainda muito no segredo dos deuses.

E por último, ainda há mais um pormenor, digno de nota: afim de atrair novos residentes à terra, nem que seja sazonalmente, aos fins de semana, a brochura que a Câmara distribuiu na BTL sugere-nos que esta poderá dar-nos uma mãozinha no projecto e na escolha dos materiais de construção de... novas moradias de veraneio, para quem quiser investir lá. Mas mantendo a traça das casas típicas de xisto destas serranias longínquas.

Assim combate-se de uma forma sagaz o proliferar dos autênticos atentados ao bom gosto arquitectónico que constituem tantas casas novas por este país espalhadas.

Do caraças!… Gostava muito de conhecer as individualidades que estão por trás disto tudo, lá na reinventada Pampilhosa da Serra.

Sem comentários: