domingo, 11 de março de 2012

• BTL 2012 - Penedono, ancestral terra

A Câmara Municipal de Penedono resolveu, em boa hora, colocar em exposição na BTL 2012 uma muito curiosa colecção de armas de guerra dos tempos medievais, que recriou com interessante rigor histórico e mantém na sua posse.

Segundo a informação no folheto desta câmara distribuído na dita Feira, esta colecção encontrar-se-á normalmente disponível para ser admirada nos arrabaldes do castelo da vila.

castelo de Penedono
Pretende-se de futuro tentar cativar potenciais visitantes a este concelho - e a toda a região circundante - com mais do que a vista desta colecção. A autarquia quer organizar com alguma regularidade actividades lúdicas e pedagógicas com animações de rua, com a contribuição da população local como actores de rua, recriando ambientes de feiras, torneios e lutas na idade média.

Está pelo menos já previsto para o primeiro fim de semana de Julho um evento destes, para o público em geral, presumo. 

Julgo que haverá abertura da autarquia para receber visitas de estudo de escolas ou outro tipo de grupos com estas actividades.

Sugiro consultarem o site da Câmara Municipal de Penedono, clicando aqui, de onde se transcreveu este seguinte excerto sobre a vila e a famosa colecção de armas de guerra medievais:

"A vila de Penedono, outrora Pena Dono, é sede de concelho 
e fica a nordeste do distrito de Viseu. É umas das mais belas vilas 
do país de onde sobressaem, entre o múltiplo e rico património 
arquitectónico, o castelo e o centro histórico que mantêm 
o original traço medieval.

É neste contexto histórico/arquitectónico que reside a riqueza 
destas terras e será este tipo de atractividade que, acreditam 
os autarcas locais, convocará os futuros turistas a demandar 
estes sítios e reviver a história de Portugal 
no local autêntico e ao vivo.

As peças que a edilidade leva à BTL são únicas em Portugal 
e, eventualmente, mesmo ao nível peninsular, esta colecção 
pode ser considerada uma raridade."

A Catapulta, uma das várias armas
desta colecção da Câmara Municipal
Na modesta opinião do autor deste blog, é mister apoiarmos todos as iniciativas deste carácter, por parte de quem tem a responsabilidade da gestão do nosso território, em edilidades por vezes tão esquecidas. Não concordarão comigo, caros leitores?…

Ainda por cima, é de louvar o trabalho árduo que foi feito de investigação histórica para a fiel recriação das armas, muito bem conseguida, segundo a crença minha. A vós de jurgardes também. E de partilhar essa opinião aqui neste blog. Façam-me o favor.

Sem comentários: