sábado, 7 de abril de 2012

• BTL 2012 - Um curioso museu em Zagreb

Zagreb. Kapital mlad i ponosan narod, Hrvatska. Zagreb, grad koji je usvojila srce kao simbol.*

Regresso a escrever um post sobre a BTL 2012 e desta vez, a algo exterior a Portugal… Na bela cidade de Zagreb - capital da Croácia, como é bem sabido - foi criado um museu, por iniciativa de carácter privado, com um curioso nome e acervo. Falo do… Museum of Broken Relationships.

É isto mesmo! O Museu das relações amorosas que chegaram fatalmente a um términus doloroso…

Logo na cidade que adoptou um coração como o seu símbolo!… Coração esse que detenho em minha casa um par deles. E já dei alguns a duas pessoas especiais. Todos os dias deste ano e do anterior em que fui à BTL fiz questão de pedir no stand da Croácia este souvenir tão giro!...

E logo foi abrir - também - no mês em que a minha última relação terminou. Naquele Outubro em que completei meio século de vida. E onde fiquei só no dia seguinte ao meu aniversário. Após nove anos bem recheados de dias felizes.

Este museu foi uma ideia que surgiu a um casal de artistas habitantes de Zagreb, Olinka Vistica e Drazen Grubisic. Que encontraram nesta uma forma de expressar conjuntamente a sua mútua dor pela sua separação. E como? Expondo objectos que durante a finda relação adquiriram valor sentimental para cada um ou para ambos os parceiros amorosos.

Tudo começou como uma instalação artística feita dentro dum velho contentor, num espaço exterior do salão principal da exposição anual do sindicato dos artistas croatas, em 2006. Com objectos do extinto casal Olinka e Drazen e de alguns ex-casais amigos que também contribuiram com algo, a pedido dos últimos.

Essa a princípio discreta instalação atraiu um tal interesse do público, ávido em todo o lugarejo de conhecer os males de amores alheios, que se passou a criar então o tal museu. Cujo acervo veio a ser depois ainda mais enriquecido com ofertas vindas de toda a parte desta Terra onde o eco desta curiosidade foi ouvido.

E agora inclusivé, esse rico acervo permite que haja uma colecção itinerante que pode ser exibida por quem o solicite, em qualquer cidade maior do circuito globalizado de exibições de arte. E é isto…

Bem, há só mais uma picolla coisinha…

Caramba! Mais um raio duma coincidência… Uma das fotos mais utilizada pela imprensa mundial para ilustrar a notícia da existência deste incomum museu em Zagreb é… um ursinho José**!...
________________________________________________________

* "Zagreb. Capital of a young and proud nation, Croatia. Zagreb, a city which has adopted a heart as its symbol.", in croatian.

** Private note. Not joke, but note.

Sem comentários: