sexta-feira, 9 de março de 2012

• BTL 2012 - Restaurante Guarda Rios

Com este post, vou encetar hoje uma colectânea com alguns destaques da recente BTL 2012 - Feira Internacional de Turismo, certame organizado nesta nossa Lisboa. e que eu visito com a regularidade de um fanático por feiras de carácter profissional e devidamente encartado. Portanto, só vou com isto cumprir um dever de gratidão para com a sempre impecável organização da BTL, que há já largos anos me dão livre acesso a esta.

Os destaques que publicarei neste blog serão - como é natural ao autor deste, prenhe apenas de ideias bem peregrinas... - aquilo que atraiu mais o meu olhar e não necessariamente as iniciativas na área do turismo nacional (e também em países estrangeiros) de maior nomeada e já largamente conhecidas do público em geral.

O restaurante, visto da outra margem do rio
E vamos já começar com o Restaurante Guarda Rios.

Que é uma pequena maravilha, encaixada mesmo à beira de um bucólico riacho - não tenho a certeza mas será, porventura, a ribeira de Vide - perto da localidade da Barriosa e de um acidente geográfico, o Poço da Broca, na freguesia de Vide, concelho de Seia. Bem no centro de Portugal, longe de grandes centros urbanos. E perto da aldeia do Piodão. Numa palavra, perfeito.

Um guarda-rios, com a sua característica
plumagem predominantemente azul
O seu nome, de um pássaro cuja beleza cromática da plumagem sempre admirei, já per si é-me atractivo. Mas depois a localização num sítio tão fixe… o encaixe na paisagem… a inspiradora promessa de sossego campestre... a arquitectura rústica e típica da região… o bom gosto revelado nos interiores, na ementa e nas actividades que os seus proprietários promovem (vide o site do restaurante, clicando aqui)…  

Gadus Moruha à la Alcedo Atthis
Caros leitores, não demorem a ir reconhecer este pequeno segredo bem guardado. Que eu espero não o fazer tampoco!… Se as imagens aqui mostradas não vos tentarem de forma persistente, andais a passar ao lado das coisas belas desta vida, senhores!... Ao lado, um dos pratos de excelência do restaurante, imagino eu: o bacalhau à Guarda Rios. What else?... Mas também há a bela da truta do rio, que terá sido pescada, muito provavelmente, logo ali na esplanada desta manjedoura, ok?...

2 comentários:

OceanoAzul.Sonhos disse...

digamos... quase irresistivel!

abraço
cvb

Giuseppe Pietrini disse...

Quase, Cecília?...

Que mais será necessário criar para a satisfazer, ó nossa Raínha soberana?...

Well... Back to the drawing board again...

Abraço, confradessa blogueira.
Giuseppe