domingo, 11 de dezembro de 2011

• Uma pedra mais para o meu castelo - I

Contaram-me certa vez esta história…

Estava um importante homem de negócios americano em Israel, afim de se aconselhar com um rabino de grande renome internacional. 

Quando o yankee businessman chegou à morada do rabino, surpreendeu-se. Esperaria ver uma casa com alguma opulência, que fosse, quiçá, proporcional à afamada grandeza da figura do rabino, e em vez disso, viu um apartamento modesto, com divisões quase vazias de móveis. 

Apenas alguns tapetes, uma costumeira pequena mesa de centro de sala, constituida por um banco de madeira encimada por um prato de latão ornamentado, típico do artesanato do Norte de África e Médio Oriente, um ou dois puffs, à laia de bancos para sentar. E pilhas de livros, pelos cantos das divisões da casa.

O americano questionou o rabino: "Onde estão os seus haveres?"
E o rabino retorquiu: "E onde estão os seus?…"
"Os meus? Mas eu estou aqui de passagem!" - exclamou o yankee.
"Eu também! Esta vida é uma passagem." - rematou o rabino.

Este episódio conforta-me o espírito. Porque eu nunca fui muito de querer construir um lar acolhedor ou de recheá-lo de mobiliário para o conforto de estar nele. Livros, sim, juntei-os às centenas!… São os meus principais e mais valiosos haveres.

E isto acontece por variados motivos. Primeiro, porque sou preguiçoso. Segundo, porque se fizer um lar confortável, vou ter tendência de não sair à rua, de não querer tanto viajar mundo fora. E quanto aos buques, sou um bibliófilo incurável. Ou quase…

Com a actual crise inventada, estou indeciso entre ser sedentário ou nómada. Não sei qual é o melhor caminho, até dum ponto de vista financeiro. Ficar é permanecer neste marasmo. Mas para partir, também é preciso guito, que não abunda…

Mas apesar de tudo ser cinzento, ainda se pode sonhar!… E no caso de um dia poder ter esse lar que seja a minha cara, aqui vou deixar umas pequenas dicas, para me relembrar mais tarde ou presentear com estas quem as possa seguir hoje.

Com os parcos recursos que detenho, ainda vou podendo "viajar" e ter acesso online a alguns brindes. Como o de ler revistas como a "The World of Interiors", edição do Reino Unido, deste corrente mês de dezembro 2011. 

A capa desta revista mostrada em cima tem uma ideia peregrina espectacular: um hall de entrada com duas cabeças de unicórnios em paredes opostas, com suas hastes cruzadas junto ao tecto, como se de esgrimistas se tratassem.

Descansem, que nenhum animal foi morto para compor este cenário! Como sabeis, os unicórnios são seres imaginários, não olvidem.
Pena não serem azuis... mas a sala tem esse tom dominante e num clarinho celeste, vá lá!... Fica a cargo da imaginação fazer o resto.

Outra ideia sublime: o de acabar com as casas de banho de áreas somíticas, com pouquíssima luz natural dada por janelas timidamente minuscúlas. Quem se pode dar ao luxo de não ter medo de paparazzi, por estar protegido por uma boa cortina verde, só deveria desejar tomar banho num espaço amplo e equipado com um sofá em pele para o antes e após imersão na banheira ou estadia no duche, como o desta sala aqui ao lado.

Mais uma dica gira: uma sala de estar exterior, repleta com tapetes e almofadas no chão, a toda a volta das paredes existentes neste gaveto de uma casa rústica, própria de uma zona geográfica com um clima quente.

O que eu também ambicionava era ter uma sala de estar interior, tal como esta decorada a tapetes e almofadas de chão, num soco rebaixado no centro da divisão, com 3 níveis de degraus pouco altos. À falta de uma foto a ilustrar bem o que quero, aqui fica esta.

Por último, uma lição dada por uns camones desta revista britânica sobre decoração de paredes interiores com azulejos a nós, os naturais dum país que se orgulha de ser um baluarte dessa arte milenar.

Digam-me lá se não é nada menos do que sublime este trompe-l'oeil, com estes tons de cenário natural verde com flores por cima dum cercado de madeira, tudo desenhado, bem entendido. Assemelha-se a azulejo mas não é, okay?...

2 comentários:

Elisabete disse...

Et oui! C'est la maison idéale mais c'est pas pour tout le monde... Malheureusement!!!

Giuseppe Pietrini disse...

Elisabete, la maison idéale, ou plutôt, MA maison idéale sera à présenter ici, dans plusieurs posts. Ce sont juste les premiers croquis...

Pas pour tout le monde? À chacun de nous de rêver sa maison idéale à lui.