quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

• "Melancholia" - o filme

Por muito que outros cineastas venham um dia tentar, não poderá alguma vez haver film finale mais perfeito do que este que Lars von Trier criou… 

Aqui se verá uma antevisão do fim do mundo. A extinção da Terra numa colisão com outro planeta, sendo este errante e de maior massa, e baptizado pelos humanos de Melancholia.

Antes desse fim anunciado, sem nada do habitual alarido dos filmes-catástrofe, assistimos ao interessante espectáculo das relações interpessoais entre vãs existências humanas. A trama é quase toda centrada numa boda em que o casamento não chega a ser consumado e não resiste sequer ao começo da noite de núpcias.
Mas como o realizador é nórdico, e não vem mal nenhum ao mundo por isso, bem pelo contrário, tudo decorre num mar de tranquilidade, nos antípodas dos filmes italianos...

A namoradinha do Homem-Aranha está aqui neste filme europeu algo irreconhecível… mas espantosamente muito acima do que a sua performance seria numa película yankee.

A história permite-nos também descobrir a encantadora natureza envolta em nevoeiro da região de Gõtaland, sul da Suécia, numa fotografia magnífica. E como se já não fosse bastante esmagador toda essa beleza, ainda é acompanhada sonoramente por excertos de "Tristan und Isolde", de Wagner…

Aviso à navegação: a ressaca pós-sessão de cinema pode ser prolongada e bater forte na alma. Para ficarmos a matutar no que andamos todos cá a fazer. E repensarmos as nossas prioridades do dia-a-dia, poluído com as "crises" eternamente inventadas. 

Enquanto os distribuidores nacionais, incompreensivelmente, não nos acham dignos de "Another Earth", filme que já antes em Abril foi neste mesmo blog mencionado, vamos tendo o deleite desta outra obra-prima, com uma temática algo similar.

Para ver os diferentes Trailers disponíveis, é clicar nestes vários links, em baixo:
Yahoo Movies (formato HD 1080p)

Sem comentários: