quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

• Uma pedra mais para o meu castelo - V


Os tempos recentes não vão mesmo nada de feição a poder realizar sonhos… Mas sonhar ainda continua - pelo menos hoje nada vi de contrário - a ser permitido e livre de impostos. Menos mal...

Hoje não vou depositar aqui só mais uma pedra para o meu castelo, mas antes várias.

Várias pedras amontoadas podem formar uma rústica lareira bem funcional e esteticamente agradável. Como a que se mostra na foto no topo deste post

Lareiras são elementos de um lar, doce lar, que costumamos ver em salas de estar. Já um jacuzzi não. Mas há lá melhor forma de estar ou receber convidados do que de molho numa água bem tépida e com bolhinhas?… Mesmo que estejamos no pino dum inverno rigoroso numa região de clima frio?

Para mimar os meus hóspedes, bem gostaria também de ter um dia uma sala dedicada em exclusivo ao audio-visual. Uma sala só para assistir televisão, ver filmes ou escutar música. Um exemplo aproximado do que eu desejaria está ilustrado na foto ao lado. Com aqueles puffs a cobrir quase toda a área, até apetece ficar ali alapado a ver a reprodução duma k7 Betamax com uma cópia antiga cumó caraças desse grande êxito, a "Música no Coração", dobrada em mandarim!…

Assim, no meu castelo a sala de estar será só mesmo para isso: para estar. Estar a repousar, a ler um livro, a conversar ou a não fazer a ponta dum corno, deixando apenas o tempo escorrer.

Há muito tempo fiquei obsecado com uma ideia que se me colou à pele como giríssima: ter uma área com soco rebaixado no centro da sala de estar, com o seu bordo revestido a fofas almofadas à laia de assentos. Como se vê nesta ideia para um recanto de estar, na foto ao lado. Bem sei que é uma proposta para um recanto exterior... Mas eu transplantava-o tal qual para um sítio interior. 

Outra proposta interessante para um centro de sala de estar é o que está nesta outra foto aqui, com o dito soco com uma forma circular. Melhor para disfrutar da lareira, que assim voltamos a recolocar na divisão da casa a que esta está mais habituada a impôr a sua sempre benvinda presença. Até numa noite um quiquito só mais fresca de estio, digo eu, que adoro olhar uma bela chama a crepitar num tronco de aromática lenha de azinho.

E é isto por agora. Outros sonhos se sucederão mais tarde, au fur et à mesure acrescentando outras pedras.

Sem comentários: