domingo, 14 de novembro de 2021

• O bom viajante

Nem planos fixos e nem roteiros pré-definidos.

Assim sou eu também, quando acompanho viajantes no meu país.

Como guia turístico o que mais adoro é fazer tours privados. Onde não há um itinerário previamente delineado e que há que cumprir com rigidez. Onde quem viaja comigo deixa lugar a uma certa improvisação da minha parte, permitindo que lhes revele aquilo que mais ninguém lhes mostrará.

Portugal é um país rico em pontos de interesse turístico, apesar da sua pequena dimensão. E ainda tem tantos lugares que permanecem pouco conhecidos e divulgados a quem nos visita.

Poderia aqui elencar alguns desses local best kept secrets. Desde o imponente e faustoso Palácio Nacional da Ajuda*, em Lisboa, até algo tão insuspeito como o mui humilde Moínho da Laureana, na vila de Famões, Odivelas, bem perto do casebre onde habito.

Passando pelos Palácios Nacionais de Mafra e de Queluz; diversos castelos como os de Marvão, Monsaraz, Ourém, Porto de Mós, etc.; a Fábrica da Pólvora, em Barcarena, Oeiras; o Cromeleque dos Almendres, em Guadalupe, Évora; a Mata Nacional do Bussaco e o seu Palace Hotel, o Portugal dos Pequeninos, em Coimbra; o Parque e o Hotel Vidago Palace, em Pedras Salgadas, Chaves; o farol do Cabo da Roca, em Sintra; o Buddha Eden, no Bombarral…

Tudo lugares que habitualmente não mostramos aos turistas que nos honram com a sua presença neste jardim à beira-mar plantado. Mas eu sim. Com desrespeito pelos itinerários pré-definidos de tours regulares. Que apenas dão uma algo limitada - diria até pobre - imagem do que Portugal é.

Eu é que deveria ser o CEO do Turismo de Portugal!... E vai daí talvez não. Talvez seja melhor eu também me quedar como mais um best kept secret.

É que desculpem lá, mas... Eu devo ser mesmo o melhor guia turístico que existe à face da Terra. Aqui e em qualquer lugar o poderei ser. Porque eu creio ter o dom de saber "ler" nas pessoas o que mais as pode encantar.

Todo o bom viajante de excelência, por assim sê-lo, só pode escolher a mim como seu guia.

______________________________________________________

* É incompreensível como este palácio não faz parte dos roteiros dos city tours de Lisboa…

Sem comentários: