segunda-feira, 27 de julho de 2020

• Places to go before I die - IX

A Entidade Oficial coordenadora do Turismo no Uzbequistão paga três mil dólares (USD 3,000) a quem viajar para aquele país e ficar infectado com o Covid-19. Isto, claro, para garantir ao resto do mundo que é seguro ir até lá.

Desde os tempos em que eu era um teenager bem verdinho sempre tive um certo fascínio pelos vários países da região da Ásia central que fizeram parte - durante várias décadas do século XX - da ex-URSS (a vetusta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) e cujos nomes terminam todos, todos em ~istão

Curiosamente ou talvez não, é mesmo assim e não sei porquê. Quem souber que me elucide, fáxavôr.

Já escrevi antes algo aqui nesta mesma rubrica deste blog sobre a dita "Cidade das Estrelas" no Casaquistão

E também sobre essa muito injustamente ignorada nação, o Turquemenistão.

Hoje calha a vez, finalmente, a esse destino turístico que tem subido em flecha no mundo do turismo* altamente globalizado dos nossos dias, o Uzbequistão. Mas há ainda mais países com o sufixo  ~istão.
.
Por acaso, até já fiz uma alusão a este país neste post, aqui. Com uma foto do Museu do Vinho de Samarkand, uma das suas cidades mais emblemáticas da antiga Rota da Seda

Há pelo menos três cidades uzbeques de interesse turístico, para além desta belíssima Samarkand. Desde logo Tashkent, a capital, mas também Bukhara.

Quem puder que consulte a interessante Visit Uzbekistan Magazine, da qual vemos um exemplo de uma das suas capas aqui ao lado.

A oportunidade com que o governo deste país nos tenta a todos para lá nos deslocarmos parece a não perder… Excepto na parte de termos de apanhar o “bicho”, se quisermos ter a viagem a ficar quiçá de borla.

Digo quiçá porque, como soe dizer-se, não há almoços grátis!...

Há condições a cumprir, para além de contrair o novo Coronavírus!… Entre as quais está a obrigatoriedade dos turistas terem que viajar com um guia turístico local certificado, caso pretendam reclamar a tal compensação de três mil dólares.

E além disso, os visitantes da União Europeia, mais aqueles "bifes" do país do Brexit, serão obrigados a cumprir um período de 14 dias de auto-isolamento à chegada. Vulgo a maldita “quarentena”… Toma!…

Mas bem, espero que tenham passado a partilhar do meu fascínio por este destino exótico, caros leitores. Mas não caiam na parvoíce de alguns que querem mesmo ficar infectados par pôr as mãos no guito e garantirem imunidade ao mesmo tempo.

Pode não ser um bom negócio… 
______________________________________________________

* É só o quarto mercado turístico com o crescimento mais rápido do mundo, segundo dizem…

Sem comentários: