quinta-feira, 2 de abril de 2020

• #ficaemcasa, parte 2

Ontem, primeiro de Abril, o tradicional Dia das Mentiras, interroguei-me num post noutro blog meu sobre como vai ser o entretenimento de agora em diante…

Parece que nada será como dantes. O quartel-general vai deixar de ser em Abrantes, finalmente...

Hoje venho falar sobre uma área específica do tal circo do famoso “panem et circenses”: o desporto profissional.

Os desportistas do mais alto nível vão sofrer grandes perdas nos seus rendimentos. Todos ou quase todos os grandes clubes de football das maiores ligas da Europa têm os seus activos, os jogadores, parados, sem obterem qualquer proveito deles e tendo que pagar-lhes os seus chorudos ordenados. Logo, a pressão para se fazer reduções nesses ordenados ou para colocar jogadores no mercado a preço de saldo já começou a alastrar.

Desta conjuntura vem-nos dar novas, entre outros, o jornal desportivo L’Équipe, cuja capa do dia 31 de Março está reproduzida acima. E tal como no post anterior deste blog, #ficaemecasa, venho uma vez mais aplaudir a criatividade do layout desta capa, elaborada à volta da imagem desse mui grande fenómeno que é o Lionel Messi. Encore une fois… Bravo! Bravo!…

Adoro o pormenorzinho do símbolo no centro da boina!...

Crê-se que o nosso Leo é a voz mais activa na verbalização do descontentamento acerca do downgrading - ou desconsideração - que o FC Barcelona lhe quer impingir. A ele e a todo o plantel. Daí a colagem que lhe fazem ao  comandante Che Guevara.

Outra capa que é uma obra brilhante é a duma revista associada a um desporto - no caso um desporto yankee, com pouquíssima expressão aqui na Europa -, o exótico baseball. É daquelas coisas que transmite uma mensagem subliminar tão “in your face!”que apetece dizer “esta foi na veia!”. Vide aqui ao lado a dita cuja…

Bom, e se isto se passa na área do desporto, os vários agentes culturais que se cuidem…

Principalmente os ligados à música e à organização de concertos para as massas. Porque a vez deles penarem também chegará. Se é que não está aí ja!...

Sem comentários: