segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

• Places to go before I die - I

Eu tenho nesta fase da minha existência um raio duma bipolaridade, que me faz balançar entre o sedentarismo e o nomadismo!…

Para a primeira opção já existe aqui neste blog instituída uma wish list com um razoável número de entradas, sob o rótulo “Uma pedra mais para o meu castelo”.

Agora em relação ao nomadismo ainda não me tinha explicitamente pronunciado. Mas essa lacuna vai ser colmatada hoje, com a inauguração desta rubrica, “Places to go before I die”.

Eu amaria poder viver num castelo. Literalmente. Embora no rótulo que acima indiquei a palavra “castelo” esteja como uma metáfora para o que eu queria um dia apelidar o meu lar. E sendo assim, dizei lá, ó leitores deste blog, o que será que eu mais amarei também visitar como viajante? Castelos, claro está!!!...

Um dia tenho de ir ao do conde Vlad, na Transilvãnia. Mas hoje vou encetar esta novel rubrica com uma aproximação: o castelo de Predjama, perto da cidade de Postojna, na Eslovénia. Ou S[love]nia, como o gabinete de turismo deste pequeno país passou a adoptar como grafia… Com inveja do nosso All Garve, os sacanas!...

Um belo dum castelito encavalitado num penhasco rochoso… Com acesso a uma gruta que lhe servia como passagem secreta para contrariar quaisquer cercos a que tenha sido sujeito, ao longo da sua história de mais de 700 anos… Que começou por ser o reduto de um cavaleiro lendário, Erazem Lueger de Predjama, no séc. XIV, que se diz ter sido um barão salteador*…

Gosto. Pois claro que tinha de gostar! E hei-de lá ir, caramba!...
______________________________________________________

* E que, coitado, dizem que foi morto com as calças para baixo e sentado no “trono”. Com uma única bala de canhão, à traição.

Sem comentários: