quinta-feira, 23 de maio de 2024

• Azulejos portugueses

Este recente MUPI da Nespresso que aqui em cima mostro e por várias paragens de ônibus* está disseminado por toda a parte está simplesmente lindíssimo!!!… ❤️

Creio que muitos dos publicitários em Portugal - que não apenas os lusos que se empenham no advertising mas também os forasteiros que por cá trabalham nesta industry, como se diz hoje em dia - estão a redescobrir (felizmente) a singular beleza dos azulejos portugueses, que como bem sabemos são tipicamente coloridos em azul e branco**. É mister acrescentar aqui que mais vale tarde que nunca...

Até no apoio à selecção nacional de football se nota esta novel tendência, como se pode demonstrar em duas notáveis peças da campanha "partilha a paixão", aqui ilustradas.

Afinal, a azulejaria artesanal é uma arte tão nossa e que temos mesmo que aprender a "vender" ou a promover como uma nossa jóia da coroa. Um raro valor acrescentado que sobretudo ou quase só os portugueses detêm. Somos tão talentosos e sortudos e nem nos damos conta...

Diga-se por exemplo que a Fábrica de Azulejos de Azeitão - já aqui ilustrada num anterior post deste blog e que eu gosto amiúde de levar turistas a visitar e conhecer -, onde cada azulejo é sempre feito à mão, nada de produção industrial em série, exporta cerca de 90% da sua produção. Em grande parte para decorar frontais ou pátios de mansões de milionários na Califórnia.

Veja-se que também a Nike teve a iniciativa feliz de no equipamento alternativo da selecção nacional masculina criar uma alusão soft ao azulejo. Tornando este uniforma tão bonitinho que vai com certeza deixar de olhos em bico e boca escancarada todos os jogadores das equipas adversárias. Principalmente os da zaga, ou como nós dizemos, os defesas rebenta-canelas. O que dará aso a que os nossos possam evoluir no campo sem grande resistência. E facturar muitos golos de forma mais fácil, imagino eu... Era fixe, não?...

Aqui acima mais um exemplo desta temática: um mural na fachada lateral dum edifício, creio que na região metropolitana do Porto, uma vez mais a exaltar o forte espírito de conquista e a auto-estima do ludopédio nacional, que tem crescido nada mal nas últimas três décadas, pelo menos. Começando com o contributo do Luís Figo e permanecendo ainda e sempre com o CR7. 
____________________________________________________

* Digo "ônibus" porque condiz à maravilha com os motoristas da Carris Metropolitana, que tenho a estranha impressão de serem quase todos tupiniquins... E apressados c'mum raio que os parta!...

** Que no tempo da monarquia foram as cores principais da bandeira do reino de Portugal durante muitos séculos.

Sem comentários: