quarta-feira, 19 de julho de 2023

• Home library

Na sequência da minha reflexão em modo autoconhecimento que resumi recentemente num post dum outro dos meus blogs, venho agora neste traçar um objectivo de vida tardio: arranjar um lugar bem digno onde possa reunir todos os meus livros, para depois deixar em herança esse vasto acervo.

Para não deixar essa tarefa a quem cá ficar quando eu partir.

O melhor exemplo que eu encontrei de decoração de interiores para uma sala tipo biblioteca particular, onde os meus livros ficariam, está na imagem que ilustra este post, acima.

Há no entanto alguns detalhes que eu mudaria nesta sala... A saber:

  • Os livros deveriam estar suficientemente afastados ou preservados duma exposição directa à luz solar vinda através da superfície vidrada ao fundo.
  • Igualmente da lareira*, fonte de calor quando usada.
  • Os livros deverá ser guardados nas estantes sempre deitados na horizontal e não em pé**, como aliás já o pratico neste apartamento onde actualmente vivo.

As profundidades das diferentes estantes e prateleiras devem ser diversas e adequadas a diferentes colecções de livros com larguras similares. Nada de prateleiras com profundidades todas iguais.

Nesta biblioteca particular estarão não apenas livros mas também várias colecções de revistas temáticas - de fotografia e geografia, principalmente - e as milhentas brochuras e folhetos que sempre reuni por deformação profissional de designer gráfico e arte-finalista. Todas estas guardadas em caixas arquivadoras e na vertical, desta feita.

Nestas mesmas estantes de livros estarão espalhadas um pouco ao acaso vários pequenos tesourinhos que também possuo: matriokas, bibelots, estatuetas, cristais, outros objectos curiosos, etc..

Se um dia concretizar este objectivo, talvez venha a lançar todas estas tendências que aqui descrevi. Quem sabe…

______________________________________________________

* Aliás, é uma boa regra empírica sempre instalar uma lareira encostada a uma parede interior, nunca a uma exterior. Isto para que o calor produzido não se dissipe escusadamente para o exterior da habitação e fique todo contido dentro de quatro paredes.

** Tive sempre esta impressão que livros guardados em pé farão sempre com que a encadernação fique em esforço na sua parte superior, quando o livro tem uma capa dura com uma área maior do que as páginas no interior, ficando estas em suspensão. Mas na arrumação de livros na posição horizontal não se deve também ter em cada prateleira mais do que dois a três livros. De modo a que o livro que estiver mais em baixo não sofra com o peso excessivo de todos os outros que lhe estão acima, provocando eventualmente a colagem das suas páginas devida à pressão exercida pelos outros.

Sem comentários: