quarta-feira, 27 de maio de 2020

• Apple Mac Portable

Eu sempre tive computadores da marca da maçã

Hoje em dia escrevo posts nos meus blogs usando um laptop que já não é da última geração mas que ainda dá pró gasto. Um magnífico MacBook Pro com quase 9 anos. Por isso ainda não é daqueles que já possui um écran Retina.

Relembrando, não sou o dono dum portátil Apple da última geração. Mas tive (ainda tenho) the very first computador portátil que a gente da Apple concebeu. O Mac Portable.

Consensualmente, este moderno ábaco foi um fiasco. Um tijolo pesadíssimo, uns valentes 5 Kg. E a Apple não demorou a lançar um sucessor bem mais levezinho, o primeiro dos PowerBook, passados poucos meses.

Eu poderia ter ficado decepcionado e até ludibriado por ter adquirido um Mac Portable que era à altura quase como um protótipo. Mas não. Curti bastante usar esse que foi o meu primeiro Macintosh durante vários anos. 5 anos, talvez, não lembro bem agora…

Este Mac Portable, hoje considerado um vintage computer, apesar do relativo menor sucesso que teve fica nas lendas da história encetada por Charles Babbage como:
  • O computador donde foi enviada a primeira mensagem de email duma estação espacial em órbita para a Terra.
  • O portátil que ainda hoje detém o record da maior autonomia, 12 horas, porque…
  • A sua bateria tinha uma tal capacidade que se diz que poderia servir para alimentar o motor de arranque dum automóvel de baixa gama tipo Fiat Uno, com um motor de 1.000 c.c..
  • Por baixo da motherboard ficaram gravadas no plástico que é como que a carroceria deste computador as assinaturas de todos os técnicos envolvidos no projecto de desenvolvimento deste máquina, incluíndo a de Steve Wozniak e de Steve Jobs. Não foi a primeira vez que tal aconteceu mas talvez tenha sido a última. Depois foi só Jobs a assinar.

Infelizmente, por desleixo meu, o meu Mac Portable já não está operacional faz mais de 25 anos. Nevertheless, como disse antes, é um vintage computer. Terá um valor intrínseco devido a ser um marco histórico.

Eu quero ver se vendo o meu Mac Portable. A quem possa valorizá-lo mais do que eu. A quem queira criar um museu Apple. E porque esta crise pandémica do maldito Covid-19 - que apesar de tudo vai deixar algumas lições e não poucas a quem lhe sobreviver - está a dar cabo da minha saúde financeira.

Só que há uma chatice… A porra do eBay é duma complexidade que eu não domino, confesso.

Pode ser que eu tenha a sorte incrível que haja alguma alma que leia estas linhas e que se interesse por esta relíquia na minha posse. E já agora, tenho mais items para venda. 

Que raio de ideia peregrina que eu tive quando comprei este brinquedo!… Como tantas outras que eu nem aqui conto…

Sem comentários: