domingo, 21 de outubro de 2018

• Um "faguisto” bué giro

Este post de hoje é sobre um pequeno fait divers, à falta de melhor assunto. A inspiração também tem épocas baixas e altas... E agora não estou na alta.

Venho então hoje discorrer uma beka sobre um objecto tão banal do nosso quotidiano. Sobre um faguisto* com um design bem diferenciador, duma marca que me surpreendeu: a Gorenje.

E digo surpreendente porque a Gorenje é originária dum país europeu tido como pequeno, a Eslovénia. O que não a impede de ter uma boa classificação no ranking dos fabricantes europeus de electrodomésticos: um bem razoável oitavo lugar.

Habituei-me a reparar no nome desta marca quando observava amiúde na tv competições de desportos de inverno onde participavam atletas eslovenos. Sobretudo de saltos de ski, mas também de outras modalidades.

Agora esta marca Gorenje surpreende-me mais por causa dum design fantástico e tão tipo "ovo de Colombo".

Digam lá, ó leitores deste blog, se não é tão brilhante e assaz extraordinária, esta feliz ideia de reviver e adaptar a reconhecível linha retro das famosas primeiras vans Volkswagen "pão-de-forma" num frigorífico?…  ;-)

Extraordinárias também estas fotos da implantação deste frigorífico numa cozinha bem funcional e agradável à vista. Não se esquecendo as marcas no chão, à laia de espaço para estacionamento de viatura na via pública. Só falta o maldito do parquímetro…

Parece que os designers da Gorenje não se limitam a esta parceria com a Volkswagen. Há outras, como uma com a Head, para uma linha de blenders, que pretende cativar clientes mais orientados para uma alimentação cuidada, como a dos desportistas tem de ser.


Vou ficar de olho doravante nas inovações desta marca.
____________________________________________________

* “Faguisto” é um neologismo inventado pela minha filhota, numa sua idade muito tenra. Ou melhor, uma palavra pertencente a um vasto dialecto criado por ela assim que começou a desenvolver um vocabulário todo próprio só dela. E que eu adoptei e ao qual recorro ainda hoje em dia com frequência.

Sem comentários: