terça-feira, 26 de maio de 2015
• SportAnima
SportAnima. Este é o nome que escolhi para uma ideia de negócio na área da animação turística, especialmente vocacionada para uma vertente desportiva.
Esta ideia surgiu em mim devido à conjugação de diferentes factores, opiniões e experiências vividas.
Quanto à parte das experiências, estive até há uns meses atrás activamente ligado à animação turística. E quero continuar. Mas não nisto que está muito em voga, de hidroginásticas, zumbas e outras que coisas que tais, que se julga que o turismo de massas que esgota a lotação de unidades hoteleiras low-cost quer à força toda. Não.
Há muito a fazer de forma inovadora na animação turística e desportiva. Algumas actividades há que é gritante fazer descobrir. Outras actividades há em que a margem de progressão rumo à perfeição é enorme.
E o tipo de animação desportiva que preconizarei não tem de se cingir apenas como serviço turístico. Não. Deverá também ser um serviço a prestar a escolas ou público em geral, de modo a proporcionar, a quem nunca o terá feito, a experiência da prática e/ou da imersão numa dada actividade desportiva. Despertando vocações. Incentivando a continuação dessa prática.
Este serviço de animação que imagino é também ideal para ser disponibilizado nas já familiares grandes superfícies de distribuição e venda de artigos desportivos. Como por exemplo, a Decathlon, a SportZone ou a Sports Direct.
Nas lojas destas grandes superfícies, a simples visão dos artigos expostos nas suas prateleiras de desportos menos conhecidos ou divulgados já de per si incentiva a experimentá-los. Mas é possível potenciar bem mais as vendas desses artigos se não nos limitarmos passivamente a expô-los. Se levarmos clientes a experimentá-los ali mesmo, em loja. Orientados por aquilo a que já ouvi chamar de “clientes-actores”.
Algumas lojas Decathlon são das mais adequadas a ter animação, tanto no seu interior, em áreas específicas como a ala do golf, como no exterior, com amplas superfícies para a prática de desportos tais como o btt, a patinagem, o futebol, o basquetebol, etc… Seria interessante juntar a estes o tiro com arco - com rigorosas regras de segurança implementadas - a esgrima - não só a olímpica mas também algo em que se manipula um sabre, o kendo, arte marcial japonesa - o ténis de mesa, o badminton, etc…
Estes últimos desportos são-me mais caros. Desportos de raquete como o badminton e sobretudo o ténis de mesa são dos que desenvolvem mais o raciocínio e os reflexos rápidos e, em consequência, o cérebro. Isto fora do universo dos jogos de estratégia como o xadrez, como é evidente. Estudos revelam que a esgrima e o kendo também têm esse efeito. Sendo estes desportos de luta além disso adequadamente cénicos para cativar quaisquer acompanhantes dos praticantes destes ou simples assistentes que gostem de fotografia.
O tiro com arco e o tennis são outras actividades que me causam mais entusiasmo. Não é fácil adequar uma área com toda a segurança necessária para se usar uma arma letal como um arco e flecha mas não será de descartar como impossível. Quanto ao tennis, julgo que há que inovar com uma utilização maior de máquinas lança-bolas no treino intensivo no nosso país. Uma das mais-valias que a SportAnima pretende trazer ao panorama da animação desportiva é proporcionar a experiência do uso destas máquinas ao jogador iniciante ou ocasional.
Voltando atrás ao tiro com arco, tenho uma ideia de criar alvos com uma estrutura de suporte para um uso todo-o-terreno, recorrendo a artigos vendidos na Decathlon e outros.
Quanto ao ténis de mesa, tenho uma ideia de criar mesas com um desenho inovador, mais uma vez recorrendo a um artigo muito popular vendido na Decathlon, a rede Rollnet. Especialmente concebidas para retirar todas as potencialidades desta rede Rollnet, inclusive as estéticas. Sendo este campo, a estética, algo muito descurado, a meu ver, em toda a gama da oferta da Decathlon e no mercado em geral.
Estas mesas - bem como as estruturas de suporte de alvos referidos anteriormente - serão também adequadas a serem transportadas numa furgoneta, porque a SportAnima será uma empresa itinerante.
Esta itinerância da SportAnima será de modo a que o seu serviço de animação seja prestado de uma forma rotativa por várias lojas Decathlon, em todo o país. E falamos da Decathlon por agora apenas porque nos parece ser esta o parceiro ideal para a Sportanima.
Além das lojas Decathlon, a animação da SportAnima pode ser levada a escolas, instituições e unidades hoteleiras. Promovendo as várias actividades desportivas anteriormente referidas e ainda outras mais, como o atletismo. Para dar outra vida e uma maior utilização a tantos complexos desportivos espalhados pelo nosso país, sobretudo fora dos grandes centros urbanos. Com os naturais benefícios que esses centros podem colher de existir este serviço de animação, sacudindo uma natural pacatez local duma forma positiva e potencialmente lucrativa para o turismo da região.
Há hoje em dia muitas pistas de atletismo que presumo com escasso uso. Em Benavente e Ponte de Sor, para dar exemplos do interior que eu mais conheço. Mas também complexos como os de Rio Maior ou de Vila Real de Santo António podem beneficiar bastante com algo como o que a SportAnima oferece.
No atletismo há que levar as pessoas, sejam jovens em idade escolar ou turistas que nos visitam, a experimentar, por exemplo, calçar aqueles very expensive sapatos de bicos para corridas de velocidade, dos 100 aos 400 metros. Com barreiras ou não. E os saltos, seja em comprimento ou em altura. Ou praticamente tudo o que se pode, enfim, fazer numa pista.
Quantos de nós não desdenhariam ter essa experiência apenas de calçar uns sapatos como os do Usain Bolt por uns momentos e ver se conseguem voar com asas nos pés como ele? Quando vemos esse sapatos nas prateleiras das lojas mas julgamos que não valerá a pena o investimento na sua compra só para um uso a dar-lhes tão fugaz? Aqui mais uma vez a nossa parceria com a Decathlon daria mesmo bons dividendos às duas empresas.
E quando falamos de experimentar correr como o Bolt, podem falar também de sentir o que é lançar um disco ou um dardo ou um martelo. Com toda uma envolvência que nos permite sermos atletas olímpicos por uns breves momentos. Enfim, vivências que nos poderão levar a querer ser praticantes mais regulares de actividades desportivas diversas. De ser clientes fidelizados da SportAnima e dos nossos parceiros, como a Decathlon.
O entusiasmo que os serviços de animação turística e desportiva da SportAnima podem despertar em tantos de nós são a sua melhor garantia de sustentabilidade e viabilidade. Ainda para mais existindo hoje em dia unidades hoteleiras que funcionam de portas abertas o ano inteiro para nichos de mercado como selecções nacionais inteiras de atletas de alta competição, como a Herdade da Cortesia em Aviz, no alto Alentejo. E outras para estágios de inverno de desportistas de climas menos amenos do que o do sul da Europa.
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