segunda-feira, 10 de setembro de 2012

• M-357a

Quando eu era puto, sem o saber, andava a brincar com um sofisticado material militar. Mas nunca me aleijei com este!…

Falo dum papagaio que foi utilizado desde a segunda guerra mundial incluído num kit de sobrevivência que os pilotos aviadores das forças aliadas americanas tinham. Para utilizarem quando se ejectavam dos seus aviões em pleno mar.

Esse dito papagaio serviria para ajudar a localizar os pilotos, aumentando as probabilidades de serem avistados, graças ao papagaio em si, mas também porque o fio deste funcionava como antena de rádio. Ligado a um rádio-emissor que funcionava á manivela, para ter energia. Para mais detalhes, clicar aqui.

Muitas tardes me deleitei, junto com outros miúdos, a lançar este papagaio num cabeço alto defronte da humilde casinha dos meus pais… Não imaginando eu que, num cenário bélico, homens houve que o faziam em desespero pela sua salvação.

Hoje este meu velho box kite, com a designação, referência militar ou serial number M-357a, está todo rasgado e roído pelas traças… 

Mas deu-me na teimosia de o querer usar outra vez, para o gozo agora da minha filhota. E vá lá, também meu!… Tive-o porque um tio meu, já falecido, trabalhou nas OGMA, Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, em Alverca. E lá "confiscou" um para ele, que depois mo deu. Para obter um novo, só comprando no eBay, provavelmente. Ou construindo-o, como indicado neste site, aqui.

Pergunto-me sempre porque nenhum fabricante de cerfs-volants, que os há*, nunca fez um modelo igual, para uso civil e de lazer. Que eu saiba, ao menos… É que é uma pena! Seria um brinquedo sensacional. Como o foi para o menino cheio de sonhos que eu fui.

Alguém que esteja a ler estas linhas saberá como ajudar-me a ter um M-357a novinho em folha?..
________________________________________________________

* Sendo até em algumas regiões deste mundo o lançamento de papagaios uma actividade de lazer com muitos adeptos regulares, como nas praias magníficas da Bretanha francesa, terra encantada e encantadora.

Sem comentários: