sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

• Santa Cruz

Como já noticiei noutro dos meus três blogs, estou actualmente a viver em Ponte do Rol, concelho de Torres Vedras. Mas a minha ambição inicial era morar não muito longe daqui, na bela praia de Santa Cruz.

Por esta humilde povoação passaram já em suas vidas alguns ilustres escritores que por lá se encantaram com a sublime tranquilidade que tanto se respira naquelas remotas bandas. Sobretudo na hora mágica do sol poente. Hora do dia essa que era justamente a predilecção do poeta Kazuo Dan, cujo memorial está mostrado na foto do topo deste post.

Consta que este parava de fazer tudo o que tivesse entre mãos e rumava ao miradouro sobre a praia uma meia hora antes do sol se pôr. E quando o astro-rei ia sumindo no horizonte gritava a um suposto gestor deste universo “Devolve-mo! Devolve-mo!”.

Santa Cruz vai representar provavelmente o crepúsculo da minha actual existência. Não é que eu queira me despedir já. Não. Ainda só tenho uns 64 outonos mal vividos, caramba. E quero alcançar a centena destes - gozando melhor a vida, se possível for - e mesmo ultrapassar esse marco temporal. Mas talvez já seja a hora de retornar a espada à baínha.

Como canta o vate Almir Sater, "Ando devagar porque já tive pressa".