quarta-feira, 29 de novembro de 2023
• A Pastelaria Faruque
Odivelas não será o concelho onde melhor se vive em Portugal. Mas não deixa de ter algumas preciosidades e vantagens de maior valor. Sendo a Pastelaria Faruque um desses casos.
No Largo D. Dinis, no casco viejo desta cidade podemos deliciar-nos com talvez dos melhores croissants deste país. Mas seguramente com a melhor marmelada deste mundo dos deuses.
Algum génio nesta pastelaria acordou um dia com a ideia peregrina de combinar a marmelada branca de Odivelas com outro ícone doce. E a escolha recaiu não sobre o croissant mas antes sobre uma massa algo semelhante: a do bolo-rei.
A foto acima é do Instagram da Pastelaria Faruque e mostra a sua esplanada num belo dia de céu azul limpo, bem característico da luz do dia da região da grande Lisboa. E lá está a ainda não afamada versão de bolo-rei deles.
Esta foto foi responsável por eu ter ido a correr comprar esta maravilha. A coisa não está má de todo… Mas talvez eu prefira ainda a combinação da marmelada branca de Odivelas com uma massa folhada, como aliás outra pastelaria, a Viriato, já fez um dia.
De qualquer modo, é de aplaudir esta inovação que a Faruque resolveu criar. Como eu comentei lá no Instagram deles, perfeitamente digna dum prémio Nobel. Nem que seja necessário criar uma nova categoria deste prémio, se não se inserir esta ideia nas já existentes.
Vou só deixar aqui uma sugestão para outra inovação: recriar a marmelada branca de Odivelas como se fazia no início, antes do açúcar entrar na nossa dieta. Com mel. Ou como espero se fará um dia no futuro, com stevia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)