Bipolar como julgo que sou, eu tanto tenho tendência a apreciar viver eventos mundanos como a gostar de me escapar para lugares bem recatados e desconhecidos do turismo de massas.
Depois de ter tido a experiência de estar por dentro do espectáculo televisivo mais visto no mundo, o
Eurovision Song Contest, e de agora estar a vibrar
like a couch potato com o
2018 FIFA World Cup Russia, eis que recentemente me deixo encantar com o que será uma vidinha pacata numa pequena mas muito charmosa aldeia perto desse altar do mundo que é Fátima.
Falo da Pia do Urso. Um aglomerado de casinhas de pedra calcária branquinha muito mimosas, localizado já no vizinho concelho da Batalha.
Onde apetece ir e quiçá ficar a habitar lá. Esta aldeia ainda é um segredo bem guardado.
Restaurantes só tem um, o já afamado
Piadussa, aqui mostrado acima. O resto é um ou dois bares de tapas e petiscos.
Quanto a unidades hoteleiras, já lá nasceu o
Hostel Pia do Urso. Que não é mais do que a antiga escolinha primária, adaptada agora a este fim. Do qual já recebi um generoso convite do dono ou gerente da coisa para experimentar ficar lá uma noite. Duma próxima vez que tenha de pernoitar em Fátima, por via de algum roteiro que esteja a efectuar com turistas, hei-de ir conferir o conforto das camaratas e o ambiente da casa.
Para enfrentar aqueles dias danados de canícula infernal do verão lusitano, faltaria ali no meio do casario a frescura que uma bela duma piscina poderia proporcionar…
Mas existe sempre a salvação das hostes a cerca de 10 Km dali, no curioso*
Cooking and Nature | Emotional Hotel. Que vive um pouco à custa desta proximidade com a Pia do Urso, uma vez que a divulga nos passeios possíveis a fazer nos arredores do hotel.
Outras mais infra-estruturas para oferecer a prática de actividades aos visitantes da Pia do Urso são:
E tu, leitor que neste
blog desaguaste e que aqui perdeste o teu tempo a ler estas toscas linhas, não percas mais o teu tempo sem partir em viagem para conhecer este pequeno paraíso. E se achares por bem, não o divulgues aos demais, como eu o fiz aqui. Imprudentemente. ;-)
______________________________________________________
* Curioso, porque é um hotel onde os clientes são convidados a pôr em prática os seus dotes culinários ou a ter lições de cozinha. A literalmente pôr a mão na massa, se é que é italian pasta o que querem comer.