terça-feira, 27 de maio de 2014

• I am beautiful

Portugal, segunda década do século XXI quase a meio. Milhões de pessoas capazes desocupadas. Uma crise económica - e depois também social - reinante que destruiu uma pujança de crescimento. Que remete muitos de nós, entre os quais me incluo, à condição de rotulados como “desencorajados”.

Andámos todos estupidamente felizes até há uns tempos atrás. Sem nos darmos conta que o éramos. Uns a fazer aquilo que gostavam de verdade. A construir, a criar coisas. E outros a tentar apenas ganhar dinheiro. Sem criar nada de bom ou útil. E como se não houvesse amanhã. Bastards!...

O segundo grupo de pessoas, as gananciosas, como era de esperar, fez merda… E lixaram a vida aos outros todos. Porque agora todos temos de limpar a porcaria que só alguns provocaram. E enquanto estivermos nessa limpeza não podemos ocuparmo-nos de mais nada. A brincadeira da criatividade teve de ceder os seus recursos humanos e sobretudo financeiros para esta tarefa que nos dizem ser urgente.

Quando é que nós, os outros que não pensam só em dinheiro, vamos poder divertir-nos de novo a criar?… Não se sabe. E desconfia-se que vai levar muito tempo até sermos felizes de novo.

Entretanto, enquanto isto não passa e a razão não reinar de novo sobre a paixão dos estéreis cálculos económicos, eu cá me vou entretendo como posso. Estou a dedicar-me, de momento, entre outras coisas, à indústria do entretenimento, justamente.

Até agora, decorridos quase 3 meses disto, já posso exibir três peles amarradas à minha cintura. Três telenovelas de um canal televisivo que eu mal vejo, a TVI, em que já tive uma pequeníssima participação como figurante. E são estas, por ordem cronológica de participação em sessões de filmagens, as seguintes: “O Beijo do Escorpião” *, “Mulheres” ** e “Belmonte”.

Tenho encarado fazer estes papéis de figurante como um hobby. Mas aparece-me investir mais nisto. Quero ser modelo fotográfico senior. Em anúncios publicitários. Por exemplo. Como o fazia o bacano do Bill Murray, no filme "Lost in Translation".


A avaliar pelos que me rodeiam nestas andanças, tenho ainda uma boa pinta, como kota. E uma atitude perante a vida um tudo nada menos derrotista do que os demais. 

Logo, devo ter um físico e um mental que serão de valor, como se costuma hoje em dia dizer por aí.

A quem me lê e que goste de fotografia, quero lançar o desafio de fazermos um portfolio aqui a moí. E que seja de arrasar. Vá, isto vai ser uma win-win situation, boys and girls!… 
______________________________________________________

* Como já referi há algum tempo num outro blog, neste post, aqui.

** A telenovela “Mulheres” vai estrear em breve nas pantalhas dos nossos lares. A 1 de Junho, dizem as últimas previsões.