quarta-feira, 31 de julho de 2024

• Places to go before I die - XI

E de repente, assim do nada, faço por vezes sem bem querer umas descobertas interessantíssimas.

Numa região mui recôndita do estado do Rio Grande do Sul, Brasil, há uma pequena cidade, de seu nome Ametista do Sul. Com cerca de 7.500 habitantes apenas. Mas onde existe uma inusitada atração turística dum calibre mundial, digo eu!...

Hoje venho neste singelo post revelar a todo este mundo dos deuses o curiosíssimo Ametista Parque Museu.

Aproveitando o espaço duma antiga mina desta nobre pedra ametista - mina essa que estará longe de ver esgotadas as suas reservas minerais - criaram ali um museu de pedras preciosas riquíssimo de exemplares magníficos, onde nem falta um dito meteorito e alguns fósseis.

A mina pode ser visitada nas suas diversas galerias num tour efectuado com um veículo tipo buggy, perfeitamente adequado ao percurso subterrâneo.

Mas estas gentes não se ficaram por aqui, não!… Nalgumas galerias foram edificadas facilities, tais como:

E eu pergunto-me… Isto será um empreendimento turístico sustentável, numa cidadezinha tão diminuta em número de habitantes e tão afastada de outros centros urbanos* duma dimensão razoável?…

Aparentemente sim. Porque foi inaugurado em 2001, portanto já contando com mais de 20 anos de existência.

Esta cidade diz de si mesma ser a capital mundial da ametista e o Ametista Parque Museu diz exibir a maior colecção de minerais da América Latina.

Mas a AI da actual world wide web sabendo que eu estou deveras interessado no assunto mostra-me que uma atração turística similar existe também aqui na Europa. E quereis saber onde?… Na minha querida Finlândia. E logo na cidade de Papai Noel, em Rovaniemi, em plena Lapónia.

______________________________________________________


* A cidade referência mais perto é Chapecó, no vizinho estado de Santa Catarina, com cerca de 225.000 habitantes e a cerca de mais de uma hora de carro.

Sem comentários: