sábado, 22 de outubro de 2011

• Thanks, Steve!

O site da Apple teve durante 15 dias após a partida de Steve Jobs sempre a mesma página de entrada que no anterior post deste blog se ilustra.

E na imprensa mundial sucederam-se as edições, reportagens ou artigos especiais sobre este homem que vai agora inventar o iHeaven. Ou seja, tornar o Paraíso ainda melhor do que a obra dos deuses já deve ser, desde sempre.

A revista canadiana Maclean's, editada na cidade de Ontario - que não é uma revista para fanáticos da maçã, como se poderia pensar, pois existe desde o início do séc. XX -, apelidou-o neste exemplar cuja capa está acima, de "mad genius". E diz ainda que os diferentes governos das nações desta terra necessitam de criar ou inventar novos Jobses.

Nada mais acertado. Ele era um louco, de facto. Como só um génio do quilate dele podia ser. Um dia iremos recordá-lo como um novo da Vinci. E todos nós precisamos de alguém neste mundo que volte a inventar a vida para nós. Que como ele dizia, não sabemos o que queremos até que alguém nos mostre.

E como ele sabia mostrar-nos… Com a eloquência que está representada na foto ao lado, retirada da revista citada acima, numa pose de um dos seus discursos numa das várias conferências anuais Macworld em San Francisco. E conquistava a nossa admiração. Só quem ainda não o conhecia é que se pode surpreender.

A melhor homenagem ao Steve que posso prestar já está feita. Mais uma vez, adquiri um produto que ele inventou. Que tornou a minha vida tão mais fácil. E que, além disso, é um produto sexy. Como ele queria que tudo o que saísse do seu cérebro fosse.

Desde sempre fiquei fascinado pelo que a Apple criou, desde o primeiro Macintosh. Não vou deixar de usar até ao fim o que esta mítica marca lança, espero bem. Que o seu génio há-de germinar nos que com ele trabalharam. E por falar neles…

One more thing…

I think you guys should hire me. Seriously! Please carefully check out one of the first things I posted on this blog.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

• Steve Jobs, 1955-2011

Tinhas tão-só pouco mais de meio século, caramba... E concerteza tanto ainda para nos dares...

Eu gostava das tuas ideias peregrinas.

A Apple, esse mito que tu criaste, diz no seu website hoje:
"Apple has lost a visionary and creative genius,
and the world has lost an amazing human being."

Nada mais cristalino poderá alguma vez ser dito sobre a tua pessoa.

De toda a humanidade, foste um dos muito raros seres que me fazias querer te escutar quando tu resolvias falar. Para nos contares o que tinhas andado a magicar até aí.

Este blog existe muito graças a ti. Que me deste as ferramentas para o criar e manter. E agora seguirá, alimentado pela inspiração que a todos no mundo nos deixaste.

Obrigado, Steve... 

Descansa em paz.
Giuseppe Pietrini
Blogger

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

• L'été indien

Duas semanas de férias que se me esfumaram. Na melhor época do ano:  the good old indian summer.

Sempre preferi este período do estio para descansar. É tudo muito mais calmo. Mas infelizmente... embora o clima continue a lembrar-nos que ainda há calorzinho, e do bom, parece que as gentes e as instituições se demitem de gozar em pleno estes dias sublimes. 

Quero chegar a este ponto: porque é que as piscinas, municipais e privadas fecham todas - ou talvez quase todas, enfim... não encontrei nenhuma aberta por aqui nos arrabaldes da linha do Estoril - no fim da primeira quinzena de Setembro?... Não há ninguém que tenha a ideia peregrina de manter a bela da swimming pool aberta até ao São Martinho? Só no Allgarve, decerto... ou, se calhar, nem aí.

À falta destas, vamos usufruindo apenas destas praias magníficas, que só nós temos. Carago! Não aproveitem, não. Mas depois não passem também o inverno a chorar com a falta do solzinho a saber bem na pele da gente. Viver não custa...